APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO PROGRAMAÇÃO INSCRIÇÕES COMO CHEGAR CERTIFICADOS

APRESENTAÇÃO


A “Era da Informação” já é uma realidade e é possível observar diversos exemplos de como o cotidiano das pessoas tem sido transformado nessa nova era. O acesso à informação tem se tornado mais fácil; pessoas trabalham cooperativamente em localidades extremamente distantes e a um custo baixo; a comunicação sem fio revolucionou a vida de muitas pessoas e o trabalho de outras e, com a miniaturização dos componentes eletrônicos, muitos equipamentos acompanham as pessoas no cotidiano. 
 
Neste momento, observa-se o início da segunda fase dessa era: a fase da convergência. É provável que essa nova fase, assim como a anterior, também transforme paradigmas e tenha uma influência bastante grande na vida cotidiana das pessoas. Essa segunda fase deverá ser marcada pela presença de dispositivos “multitarefa” que englobam várias funções, tais como um PDA com acesso à telefonia celular e que também é um receptor de televisão digital, ou então um televisor que acessa a Internet e ao mesmo tempo grava seus programas prediletos. Nessa nova fase, esses aparelhos eletrônicos devem ser categorizados de acordo com novos parâmetros: a) se são móveis ou fixos; b) por seu tamanho e suas funcionalidades; c) se permitem o acesso à Internet; d) se têm acesso à telefonia celular; e) se recebem sinais da TV Digital. Pode-se dizer que esse tipo de aparelho será o veículo para se obter a informação ou para transportar a informação.
 

Em nível de Brasil, o fascinante cenário da Televisão Digital Interativa tem se revelado nos desafios emergentes para implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), que teve seu modelo tecnológico definido em 2006, por decreto presidencial, sendo desenvolvido num consórcio entre Brasil e Japão. Dessa iniciativa surgiu, no início de 2007, o ISDTV (International System for Digital Television). Mais recentemente, em 02 de dezembro de 2007, o SBTVD-T "entrou oficialmente no ar", com o início das transmissões e recepçoes na cidade de São Paulo - SP, tanto em terminais domésticos (televisores) quanto móveis  (celulares e PDA).
 
Em sua sétima edição, o TVDI2009 – Fórum de Oportunidades em Televisão Digital Interativa – vem se consolidando como um importante espaço para discussão dos diversos aspectos da Televisão Digital Interativa num cenário regional e nacional, congregando profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento.


ORGANIZAÇÃO

Márcio Leandro Gonçalves, PUC Minas - marcio@pucpcaldas.br
João Benedito dos Santos Junior, PUC Minas - joao@pucpcaldas.br
Paulo Muniz de Ávila, PUC Minas - pauloavila@pucpcaldas.br

PROGRAMAÇÃO

14:00 Recepção aos participantes
Recepção, Informações Gerais e Abertura
Hall de Entrada do Prédio 2
14:30 Palestra
Televisão Digital e Televisão Digital Interativa: Uma Visão Geral Voltada ao Público do Ensino Médio e Técnico
Prof. Dr. João Benedito dos Santos Junior, PUC Minas
Auditório do Prédio 2
15:30 Coffee-Break Hall de Entrada do Prédio 2
16:00 Demonstração de Tecnologia para IPTV, MobileTV e Televisão Digital
Prof. Dr. João Benedito dos Santos Junior, PUC Minas
Prof. Paulo Muniz de Ávila, PUC Minas
Alunos-Pesquisadores do TVDILab, PUC Minas
Hall de Entrada do Prédio 2
18:30 Palestra
A experiência do ECO1 - Aplicando IPTV e MobileTV para Educação Ambiental
M.Sc. Ricardo Murer, SofTV

Auditório do Prédio 2
20:00 Palestra
Sistemas de Transmissão de Televisão Digital: HDTV versus SDTV
Prof. M.Sc. Carlos Nazareth Motta Marins, INATEL
Auditório do Prédio 2

                                                                                  

APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO PROGRAMAÇÃO INSCRIÇÕES COMO CHEGAR CERTIFICADOS

INSCRIÇÕES

As inscrições para o TVDI2009 são GRATUITASINDIVIDUAIS e poderão ser feitas no período de 20 de abril a 07 de maio de 2009, através de formulário eletrônico disponivel neste website. 

A  entrega de certificados será feita de forma eletrônica (Inscreva-se!). Materiais impressos serão entregues no hall de entrada do Auditório do Prédio II, no momento da recepção aos participantes, o que acontecerá entre 14:00 e 14:30 do dia 08 de maio. 

Informações adicionais podem ser obtidas no seguinte contato:
PUC Minas - Campus de Poços de Caldas
Fone: +55 35 3729-9227     +55 35 3729-9215
joao@pucpcaldas.br

Hotéis
Palace Hotel
Fone: (35) 3722-3536 - Fax: (35) 3722-1922
Calton Plaza
Fone: (35) 3722-3311 - Fax: (35) 3722-1668
Hotel Minas Gerais
Fone: (35) 3722-1686 - Fax: (35) 3722-1559
Hotel Nacional Inn
Fone: (35) 3722-2444 - Fax: (35) 3722-2020



COMO CHEGAR

A PUC Minas em Poços de Caldas

PUC-Minas, campus Poços de Caldas
Auditório do Prédio 2
Av. Pe. Francis Cletus Cox, 1661
Instalado em um terreno de 243 mil m2, o campus de Poços de Caldas tem 17,5 mil m2 de área construída. São cinco prédios, 23 laboratórios (8 de Computação, 10 para área de Exatas e 5 para Biológicas), clínica de fisioterapia, hospital veterinário, 40 salas de aula e biblioteca. A PUC Minas Poços de Caldas oferece, também, um centro esportivo com cerca de 912 m2 e dois auditórios: um com capacidade de 100 lugares e outro para 250 pessoas.



CERTIFICADOS

Os certificados do TVDI2009 podem ser obtidos eletronicamente clicando aqui.

       

                                                                                  

APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO PROGRAMAÇÃO INSCRIÇÕES COMO CHEGAR CERTIFICADOS